Goretzka. Afinal, quem saiu perdendo?
![]() |
A temporada do meio campista alemão não foi das melhores. |
Muito se falou sobre o destino de Leon Goretzka durante a temporada 2017/2018, que por fim foi decidido que o jovem jogador irá para o Bayern de Munique após a Copa do Mundo na Rússia. Para muitos, o alemão será uma grande perda para o Schalke, mas será que os Azuis Reais irão sentir tanta falta assim?
Contratado junto ao Vlf Bochum, clube da cidade vizinha a Gelsenkirchen, por 3,25 milhões de euros em 2013, Leon era visto como uma das grandes promessas do futebol alemão na época. Em sua primeira temporada no Schalke, participou de 25 jogos no total, anotando 5 gols e 1 assistência, mostrando que poderia vir a ser um grande jogador. Já na temporada seguinte (2014/2015), Goretzka deixou muito a desejar, atuando em apenas 12 jogos, passando em branco todos eles. Visto que o jogador ainda poderia render bons frutos ao clube, André Breitenreiter (técnico contratado apenas para aquela mesma temporada) foi quem deu mais chances ao meio campista. Naquele ano, Leon fez uma boa temporada, atuando em 34 jogos, marcando 2 gols e 5 assistências, além de ajudar o time. Parecia que a promessa estava se tornando realidade.
Goretzka levantando o troféu da Copa das Confederações em julho de 2017. |
Foi ai que os holofotes do futebol mundial se voltaram para a jovem estrela. Muitas especulações giraram em torno de Leon, entre elas: Bayern de Munique, Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Arsenal, Juventus. Entretanto, preferiu ficar no Schalke por mais uma temporada até terminar seu contrato com o clube.
Confira os 5 gols mais bonitos feitos pelo meio campista:
Após excelente temporada, os torcedores estavam muito animados com um jogador de nível mundial no time, porém a decepção foi grande. Goretzka deixou seu bom futebol na Copa das Confederações e fez uma temporada muito mediana para um jogador com suas qualidades. Realizando um total de 27 partidas (com mais duas a serem disputadas pela Bundesliga), Leon anotou 4 gols e 5 assistências apenas, além de pouco fazer dentro de campo quando foi necessário. Ao longo da temporada 17/18, houveram muitas especulações e polêmicas envolvendo o jogador, que parecia estar com a cabeça em outro lugar. E foi o que aconteceu.
No dia 7 de janeiro de 2018, o Bayern de Munique anunciou um pré-contrato com Goretzka, a custo zero. Provavelmente foi o momento mais decepcionante da temporada, já que o Schalke fez grande campanha e provavelmente voltará a disputar a Champions League em 18/19, além de reforçar um ríval. A partir desse momento, grande parte dos torcedores do Schalke ficaram furiosos com a decisão do jogador, que se explicou em entrevista ao site oficial da Bundesliga: " Para mim é muito importante sair do Schalke por cima. Eu cheguei quando eles estavam na Champions League, e deixa-los na Europa League não seria justo". disse Leon. " Foi uma decisão muito difícil mas agora é o momento certo para dar este novo passo. Eu senti que precisava sair da minha zona de conforto para melhorar. Eu certamente não quis ofender nenhum torcedor do Schalke."
![]() |
O camisa 8 do Schalke ao lado de Hasan Salihamidzic (diretor esportivo do Bayern) |
Deixando o clubismo de lado, todos sabemos que as intenções do Bayern são muito maiores que as o Schalke em relação aos títulos, por esse motivo não podemos crucificar Goretzka por tomar a decisão que tomou. Porém, atualmente ele vale 40 milhões de euros, segundo o site Transfermarket, o que renderia uma boa quantia para reforçar a saída de um jogador importante para o clube, e esse foi uma das grandes reclamações por parte da torcida. Então nesse quesito, o Schalke se prejudicou muito.
De outro lado, o alemão irá para um time recheado de estrelas, como: Vidal, James Rodrigues, Tolisso, Thiago, Javi Martinez e Sebastian Rudy. E por essa temporada que Goretzka jogou, provavelmente seria reserva nesse time do Bayern. Algo muito prejudicial na carreira de um jovem jogador, como foi com Mario Götze quando se transferiu para a equipe Bávara em 2014. Mas como não podemos ver o futuro não temos como saber o que acontecerá com Leon Goretzka.
Contudo, se formos pesar numa balança, o Schalke se prejudicou mais com a saída pelo dinheiro que poderia ganhar vendendo o jogador do que com a própria saída, visto que Goretzka é um jogador muito irregular e vale muito no mercado. Já o alemão, terá que jogar o que não jogou nessa última temporada para garantir seu lugar no Bayern, se não quiser ficar esquecido no banco de reservas.
Adeus, Leon... |
Post a Comment