Especial - Conheça: Mark Uth
Em nossa nova série de posts, nós da Schalke 04 Brasil iremos apresentar todos os novos contratados, detalhadamente, para você! O primeiro da lista é o atacante Mark Uth.
Mark Alexander Uth, ou apenas Mark Uth, nascido em 24 de agosto de 1991, foi o primeiro reforço anunciado pelo Schalke 04 para a temporada 18/19. O atacante vive o melhor momento de sua carreira e foi um tiro certeiro de Christian Heidel, que aproveitou o final do contrato do alemão e o trouxe para Gelsenkirchen a custo ZERO. Isso mesmo, um dos melhores jogadores da temporada, com 17 gols e 9 assistências em 38 jogos, vestirá azul real de graça.
Mas antes de falar sobre o futuro, vamos voltar ao passado, mais precisamente 14 anos atrás. Em 2004, um pequeno Mark Uth se juntava ao seu primeiro clube, da cidade onde nasceu, TuS Langel, um pequeno time de Colônia, na Alemanha. No mesmo ano, Uth se transferiu para o maior clube da cidade, o 1.FC Köln onde participou das academias de base até 2010, com uma rápida passagem por outro time local, chamado Viktoria Köln de 2007 a 2009.
Em 2011, Mark começou sua carreira profissional atuando pelo Colônia, saindo das categorias de base e finalmente jogando pelo time principal, algo que não durou muito tempo. Na base, Mark marcava vários gols, tendo uma boa média de 16 gols em 41 aparições, porém não teve chances no time principal e foi logo vendido ao SC Heerenveen da Holanda.
Pelo clube holandês, o atacante fez mais sucesso no time sub21, atuando em 24 jogos e marcando 21 gols, média excelente para o recém contratado. Apesar disso, o jogador não teve muitas chances no time principal e foi emprestado ao Heracles Almelo, clube também holandês, na temporada 13/14. Lá, o atacante marcou 6 gols em 28 partidas, nada que deixaria os olhos brilhantes. Logo após o fim da temporada, Uth voltou ao Heerenveen.
Dessa vez, Mark foi integrado ao time principal (e não o sub21 que jogava desde então), e finalmente deslanchou! 20 gols e 12 assistências em 37 jogos. Essa foi a média do atacante na que seria sua última temporada na Holanda. Média que chamou atenção do seu atual clube, o Hoffenheim, da Alemanha. Uth custou entre 2-3 milhões de euros (apenas) para os cofres do clube alemão, uma barganha pelo o que o jogador iria acrescentar ao time.
![]() |
Mark Uth atuando pelo TSG Hoffenheim. |
Em sua primeira temporada com a camisa do Hoffenheim, Uth manteve os bons números, visto que a Bundesliga é uma liga bem mais competitiva que a Eredivise (Holanda). Foram 8 gols e 1 assistência em 25 jogos durante 2015 e 2016, na qual o clube ficou a 1 posição da zona de rebaixamento. No ano seguinte, Julian Nagelsmann era promovido a técnico principal do clube, com apenas 28 anos de idade, o mais jovem da história da Bundesliga. E com a filosofia moderna do treinador alemão, Mark continuou jogando bem e se destacando entre os atacantes da Bundesliga. Foram 9 gols e 5 assistências em 24 jogos, média superior ao ano anterior. Além disso, o clube que até então lutava para se manter na primeira divisão, conquistou o 4° lugar na tabela e pela primeira vez na história disputaria um playoff da Liga dos Campeões da UEFA, uma temporada que ficará na memória do torcedor do Hoffenheim.
Agora chegamos aos dias atuais, temporada 2017/2018! Como dito anteriormente, o clube de Uth disputaria os playoffs da Champions League, mas infelizmente foram eliminados pelo Liverpool (ING), que chegaria a final disputada recentemente contra o Real Madrid. Nessa fase de playoffs, o atacante marcou 2 gols. Após a eliminação, o Hoffenheim foi jogar a Europa League, onde decepcionou novamente e foram eliminados na fase de grupos com apenas 1 vitória. Uth jogou 3 jogos e marcou 1 gol apenas na competição.
![]() |
Uth em ação na Europa League. |
Esperamos que a consistência de Uth continue em Gelsenkirchen e nos ajude a brigar por títulos nacionais e até quem sabe internacional! Confira abaixo um vídeo do jogador e suas melhores jogadas:
Em nossa próxima edição, mostraremos a tragetória de Salif Sané até a chegada ao Schalke 04, fiquem ligados!
Post a Comment