Ruhr Derby

          O maior clássico alemão, desvendado ao publico


 



      O ano: 1925. Uma data histórica na vida dos azuis reais e da muralha amarela: nascia uma lenda do futebol com o primeiro jogo entre Schalke 04 e Dortmund. Quem se deu bem foi o Schalke, vencendo por 4x2. Esse é o clássico mais famoso e potente alemão, o Ruhr Derby (Riverderby).
 
       A historia é de que o maior derby alemão é clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund é mito. Embora o Bayern seja o time mais vitorioso, ele não conquistou o titulo de protagonista do confronto. O Ruhr Derby é unico, pois ocorre dentro e fora de campo. Com o esporte, fanatismo, política e geografia como protagonistas, Schalke 04 e Borussia Dortmund tornam-se mais que simples clubes de futebol.

      O Schalke 04 nasceu em 4 de maio de 1904, fundado por um grupo de adolescentes entre 14 e 15 anos. Com sede em Gelsenkirchen, cidade reconhecida pela extração de carvão, o clube foi composto por trabalhadores das minas do material. O nome inicial era Westfalia Schalke e suas cores eram vermelho e amarelo. Somente 20 anos depois, o clube assumiu sua identidade atual, mudando para FC Schalke 04, adotando as cores azul e Branco. Os torcedores são conhecidos como Die Knappen (os mineiros) pelos locias. O Schalke 04 também receberam apoio em massa dos protestantes que lutavam por maior espaço na comunidade.

      A 35 quilômetros dali, na cidade de Dortmund, surgiu quatro anos depois, em 1909, o maior rival do Schalke - o Borussia Dortmund. O clube foi fundado pelos cristãos ali presentes, opositores dos protestantes.  O nome vem de uma cerveja produzida em Dortmund, a Cerveja Borussia.

   
 

      O clássico Ruhr Derby deve seu nome à região mais populosa e industrial da Alemanha, o Vale do Ruhr, onde estão situadas as sedes de ambos os times. Ao longo do rio Ruhr, as cidades são produtoras de energia para todo o país. Além da rivalidade pela concorrência econômica das localidades, ambos os times têm a religião como pilares.

      Após o primeiro jogo, se seguirá duas vitórias azuis, em 1926 e 1927.  Contudo, devido a separação das clubes em ligas distritais distintas, não ocorreu nenhum jogo entre 1927 e 1936, deixando uma lacuna no Derby.
 
      De volta ao confronto, o Schalke foi favorecido, ganhando 14 dos 16 jogos contra o Dortmund. Foi um período maravilhoso para o Schalke, que dominava. Foi em 1934 que o time tocou a taça do campeonato alemão pela primeira vez, na era pré-Bundesliga.

      Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Schwartzgelben (o Borussia Dortmund) começaram a virar o jogo. O Dortmund entrou na sua fase de ouro. Reagindo ao rival vencedor, em 1947 eles conquistaram o primeiro grande titulo do clube, m a Taça Westfalia. A partir dai, o Schalke foi destronado e a disputa foi acirrada.

      Com a criação da Bundesliga, em 1963, o Borussia foi ganhando espaço. Foram 8 vitórias em 10 jogos. A invencibilidade caiu em 1968, quando os azuis reais venceram por 1x0. Nas partidas seguintes, foram 9 derrotas ao amarelos negros, cravando o invicto Schalke. Desde a criação até hoje, o Borussia soma 5 títulos da competição, o ultimo conquistado na temporada 2011/12, Enquanto o Schalke nunca ganhou nesse novo formato.

      No derby do Vale de Ruhr, o mar de boas esperanças passou para os amarelos negros. Eles foram rebaixados em 1972 pelo Schalke 04, um evento vergonhoso em um jogo de placar 3x0 ao rival. Um gosto doce para os azuis, que puderam ver o seu maior inimigo rumo a 2ª divisão e mergulhar em uma extrema crise financeira. Somente no ano de 1976, que o Borussia pode retornar a 1ª divisão da Bundesliga. Foi nessa época também, que o  Westfalenstadium foi construído. Uma alegria aos amarelos, que puderam assistir jogos da Copa do Mundo da Alemanha ali.

      Finalmente, a sorte estava do lado dos amarelos negros. Em 1977, foi a vez de ganharem do Schalke por 2x1, iniciando uma sequencia de ganhos. Em 1988 os azuis tomaram seu próprio veneno e foram rebaixados.




      O grande goleiro Jens Lehmann, do Schalke 04, protagonizou um ato de rivalidade. Em um jogo pela temporada 1997/98, em que os azuis estavam perdendo, o goleiro foi para a área adversária e marcou um gol, aos 45 do segundo tempo. Este evitou a derrota, acabando a partida em. 2x2. Infelizmente, o mundo é cheio de traidores e Lehmann não foi diferente. Após anos de clube, ele foi transferido para o Dortmund. Além dele, mais quatro jogares atuaram por ambos os clubes: Andreas Moeller, Libuda, Ingo Anderbrugge e Steffen Freund.

      A um passo do titulo da Bundesliga, na temporada 2007/08, o Schalke 04 precisava de uma vitória. Na penúltima rodada o jogo era contra seu inimigo, o Borussia Dortmund. É claro que além de clássico, o jogo teve um toque especial. Os amarelos negros não desistiram e conseguiram encontrar forças para ganhar de 2x0, não entregando assim, a taça aos Azuis Reais. O título foi embora e o Schalke ficou em 2º lugar do campeonato.

      O último título de Campeonato Alemão dos azuis foi na temporada de 1957/58. Os mineiros somam 1935 e 1958, 7 títulos desse campeonato, sem possuir o titulo no formato atual, a Bundesliga e conquistaram em 1997 a Copa da Uefa. O Borussia ganhou 3 Campeonatos Alemães na era pré Bundesliga e 5 já no atual formato. O Dortmund é o único dos dois que conquistou a Champions League, na temporada de 1997/1998.

      Desde o início, aconteceram 173 jogos e o Schalke leva vantagem no confronto. Os Azuis Reais somam 67 vitórias contra 60 do rival. Aconteceram, ainda, 46 empates. A maior goleada do confronto, em 1940, foi a favor do Schalke, que ganhou do Borussia por 10x0.

      Tanto o Schalke quanto o Borussia produzem muitos jogadores com excelentes habilidades, graças a dedicação em suas categorias de base.

      Algo muito vital para qualquer time, é a torcida. As torcidas são o ponto chave das equipes, a grandeza de cada time é refletido nisso. O Borussia possui média de público de 79.860 pessoas, em um estádio com capacidade para 80.720 pessoas, o Signal Iduna Park. Já o Schalke 04 tem a média de 61.070 no VELTINS-Arena, que tem capacidade para 61.673 pessoas.




      O confronto de sábado, promete aflorar muitas emoções, a clássica rivalidade e uma briga na tabela. Se o Schalke 04 vencer, conseguira firmar-se no topo da tabela ficando em segundo lugar.

Nenhum comentário

Imagens de tema por mammuth. Tecnologia do Blogger.